Topo

Para ter a Escola Pública que Queremos e Precisamos: reflexões a propósito do papel e da atuação dos profissionais da educação na busca de uma Escola Pública de Qualidade

Para ter a Escola Pública que Queremos e Precisamos: reflexões a propósito do papel e da atuação dos profissionais da educação na busca de uma Escola Pública de Qualidade

Conheça as obras literárias do Gonzaga Pinto

Para ter a Escola Pública que Queremos e Precisamos

Para ter a Escola Pública que Queremos e Precisamos

Este trabalho resultou do que li, escrevi e vivi na e sobre a docência, direção da escola pública paulista na qual militei por quase 40 anos. São textos que se vinculam, de muitas formas, às atividades diárias das escolas públicas não só paulistas como brasileiras, tão carentes de materiais práticos ao trabalho do professor e do gestor.

O livro “Para Ter A Escola Pública Que Queremos E Precisamos” é um trabalho que obedece a um planejamento que, partindo da construção do Projeto Pedagógico da escola, avança em direção a prática docente cotidiana, em sala de aula, analisa o papel exercido pelos professores coordenadores e gestores e se conclui com o chamamento das autoridades educacionais às suas responsabilidades enquanto garantidoras das condições de trabalho adequadas, a fim de que as unidades escolares possam cumprir o seu papel na melhoria da qualidade do ensino, de que o país hoje se mostra carente.

São textos que devem ser encarados como reflexões sobre a realidade que cerca a vida de docentes, direção (diretores e vices), supervisores e professores coordenadores e autoridades educacionais, enquanto educadores envolvidos com a melhoria da qualidade de ensino de suas escolas e redes de ensino.

São textos que devem servir de base para amplos debates entre os interessados seja pela aceitação das idéias expostas seja pela restrição de suas propostas pelos educadores que se dispuserem a discutí-las.

Entendo que embora este trabalho tenha grande vinculação com o sistema educacional público estadual paulista, as propostas apresentadas servem para estudo e debates em quaisquer outros sistemas estaduais e municipais, uma vez que trata de reflexões que visam à melhoria da qualidade de ensino a partir da construção do Projeto Pedagógico de qualquer unidade escolar brasileira.

Iniciamos o trabalho com o tema “Pensando o Projeto Pedagógico das Unidades Escolares”. São textos relativos ao Projeto Pedagógico base sobre a qual repousa o sucesso das iniciativas que o coletivo escolar irá tomar para passar da escola que se tem com seus conhecidos problemas de aprendizagem, para a escola de qualidade que todos almejam alcançar. Nesse aspecto entendemos que para construir o Projeto Pedagógico da Escola é fundamental conhecê-lo, daí, porque, se faz absolutamente relevante a discussão desses textos por docentes, professores coordenadores e direção nas sessões de planejamento na abertura e sequência dos trabalhos escolares.

A segunda parte do trabalho, “Refletindo sobre o dia a dia em sala de aula”, procura discutir questões voltadas para necessárias alterações do trabalho docente diante da Progressão Continuada e o Sistema de Ciclos, ainda bastante polêmicos nas redes públicas que os adotaram.

“Refletindo sobre o Trabalho do Professor Coordenador”, o terceiro tema visa, apresentar ao professor coordenador, uma série de subsídios que julgamos importantes na espinhosa tarefa de orientar o corpo docente da escola em que exercem essa função.

Em “Pensando a Gestão da Escola” que envolve de diretores às autoridades educacionais, passando pelas Diretorias Regionais e Supervisão de Ensino, buscamos refletir sobre o importante papel que desempenham quando criam condições para que as escolas cumpram suas finalidades educacionais. E concluímos o trabalho sobre Gestão da Escola, chamando a atenção para a relevância de uma integração entre todos os segmentos do sistema educacional, o que é uma garantia do sucesso para alcançarmos a “Escola Pública Que Queremos e Precisamos”.

Índice do livro

I - PENSANDO O PROJETO PEDAGÓGICO DAS UNIDADES ESCOLARES
Algumas reflexões preparatórias para o Estudo e elaboração do Projeto Pedagógico
Construindo o Projeto Pedagógico
Dezesseis passos para a construção do Projeto Pedagógico
Sobre a coordenação dos componentes curriculares - A Interdisciplinaridade
O Sistema de Ciclos e a Progressão Continuada
Plano de Gestão: Algumas Considerações
Sobre o Replanejamento

II- Refletindo sobre o dia a dia em sala de aula
Pesquisa do Professor sobre sua prática em sala de aula
Melhorando o rendimento dos alunos nas escolas públicas
A Aula
Sobre a relevância da Avaliação Diagnóstica
Algumas reflexões sobre a Convivência Escolar
Sobre a importância do Conselho de Escola
Novas perspectivas para o Conselho de Classe e Série
Algumas reflexões sobre o ensino de História do Brasil

III- Refletindo com o Professor coordenador
O Professor Coordenador Pedagógico e o processo ensino aprendizagem

IV – Pensando a Gestão da Escola
Orientação para diretores inexperientes das escolas públicas
O papel da direção na construção do Projeto Pedagógico
Liderança, Inclusão, Exclusão
O papel do supervisor no acompanhamento da escola
O Papel do Dirigente Regional no Processo Pedagógico
Por um trabalho pedagógico integrado nas redes estaduais de ensino
Sobre a importância da avaliação da escola pelos pais e alunos
Escola Pública e as exigências educativas do mundo contemporâneo